Quando utilizamos uma tipografia é importante ter atenção ao espaçamento entre letras e palavras para obter uma melhor leitura do que está escrito. Ao processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos chamamos de Kerning.

Às vezes, o kerning padrão de uma tipografia não é ideal para certas combinações de letras, então é necessário ajustar manualmente. Este é um exercício visual que explora a quantidade percebida de espaço entre as letras e não a distância real entre elas. Procura trabalhar uma tipografia para que pareça correta, em vez de criar realmente um espaçamento matematicamente igual.
Há quem diga que é uma espécie de ilusão ótica, isto porque as letras têm formas únicas e precisam de se encaixar umas nas outras.

Pode parecer um detalhe desnecessário ou sem importância, mas adicioná-lo como uma etapa extra nos seus projetos pode fazer uma grande diferença a tornar o trabalho mais polido. Principalmente em textos grandes e altamente visível, como logótipos ou títulos.

Na internet encontra exercícios que o/a ajudam a entender melhor este conceito, deixamos-lhe um para testar.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *