Motion Graphics

By | 6 Junho, 2017

No último post, falámos-te das inúmeras vantagens dos vídeos para as empresas. Porém, existem vários tipos de vídeos que se podem criar, cada um com objectivos, abordagens e garantias diferentes. Hoje falamos-te de um deles: o Motion Graphics.

Se o que pretendes é um vídeo explicativo, então esta opção é a resposta que mais vai de encontro ao teu objectivo. O Motion Graphics alia elementos de Design Gráfico, vídeo e som para criar uma peça audiovisual completa. Isto é: ao contrário da animação tradicional, onde se cria uma cena narrativa que se desenrola como um filme, no Motion Graphics usam-se as imagens, texto, ilustrações vectoriais e 3D para ilustrar e explicar os conceitos da tua marca.

Por essa razão, é uma técnica bastante utilizada em marketing e publicidade já que, consegues explicar as tuas ideias visualmente, reforçar acções ou demonstrar o funcionamento dos produtos, de uma forma simples, criativa e muito eficaz.

Quais são as vantagens?

Eficácia:
No Motion Graphics o designer trabalha as imagens estáticas, dando-lhes movimento e dinamismo. Assim, consegue-se transmitir o conceito e a mensagem de forma mais compreensível, fazendo com que o resultado final seja, também ele, mais atractivo.

É menos pesado:
Ao contrário dos vídeos que utilizam filmagens reais, no Motion Graphics utiliza-se maioritariamente textos e ilustrações vectoriais, o que resulta em ficheiros de vídeo menores. O principal desta vantagem, são os dispositivos mobile: um ficheiro mais leve, significa um carregamento mais rápido e, consequentemente, uma melhor visualização e experiência de utilizador.

Melhor na relação custo-benefício:
Comparando novamente com as produções de vídeo, que precisam de diversos profissionais para um resultado de qualidade, no Motion Graphics é necessária uma equipa mais pequena de designers criativos, e as ferramentas de trabalho podem resumir-se a um computador com programa de edição.

É versátil e rápido:
Além de funcionar nos mais diversos temas e áreas de negócio, o pragmatismo da criação de um Motion Graphics, resulta também na rapidez de produção – o que é ideal para empresas com prazos apertados.

Por ser uma técnica super completa e versátil, está presente em qualquer área visual, numa forma de expressão e manifestação artística. E o facto de se conseguir sobrepôr estas animações aos vídeos tradicionais, torna-a perfeita para qualquer tipo de trabalho, sendo já considerada uma ferramenta quase obrigatória para quem quer construir a sua marca na internet.

aqui um bom exemplo de Motion Graphics.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *