Como podemos notar nos últimos anos, houve uma grande mudança nos hábitos de consumo dos utilizadores, dando prioridade aos meios digitais ao invés das lojas físicas.

Isto mostra como, cada vez mais, as pessoas se estão a envolver nos meios digitais como uma maneira de garantir maior facilidade e agilidade em todo o processo.

Deste modo, as empresas têm investido em diferentes maneiras de estarem presentes neste mundo, como uma forma de incentivar as pessoas a estarem em contacto com a sua marca.

Esses novos hábitos mostram também como a relação com o público deve ir além das interacções nas redes sociais, facilitando o seu acesso aos produtos e serviços da empresa através da aplicação.

Quer entender um pouco mais sobre a importância das aplicações mobile para a sua empresa?

Porquê investir numa aplicação
A aplicação é um software que deve ser instalado num dispositivo móvel (telemóveis ou tablets) para a sua utilização. A app pode oferecer diferentes formas de interacção, dependendo sempre do objectivo da empresa.

Antigamente, ter uma aplicação para a sua marca era um privilégio das grandes empresas. Entretanto isso mudou e tem-se tornado uma maneira efectiva para a comunicação de negócios.

Para aqueles que ainda têm dúvidas a respeito do investimento numa aplicação, dados da Forbes mostram que o valor gasto na App Store no ano de 2019 deve ultrapassar os 122 mil milhões de dólares. Ou seja, há uma grande procura nesse mercado.

Além disso, quase 65% dos utilizadores utilizam smartphones para realizar as suas principais transacções, assim como compras online. Esse número ainda é crescente, o que pode ser muito vantajoso para as empresas. As principais vantagens de investir numa app são:

  • Garantir uma maior presença no mercado;
  • Canal directo para relacionamento com o cliente;
  • Processos de vendas simplificados;
  • Valorização da marca;
  • Fidelização dos clientes.

Ou seja, quando a sua empresa se pergunta como vender pela internet e cria diferentes estratégias para isso, a criação de uma aplicação para Mobile pode ser uma das soluções. Isso porque a aplicação é uma das maneiras de aproximar o seu cliente da marca, o que garante uma maior confiança.

Como optimizar a sua aplicação
Como podemos perceber, o número de pessoas que utilizam os telemóveis para realizar todas as suas actividades diárias tem crescido consideravelmente. Isso mostra como as marcas precisam estar presentes neste ambiente.

Além disso, é possível investir numa aplicação ao mesmo tempo que desenvolve estratégias de marketing, principalmente de Inbound Marketing.

O grande propósito do Inbound Marketing é atrair os seus potenciais clientes através de bons conteúdos, com a intenção de educar o seu público.

Essa é uma das maneiras de ser encontrado nas plataformas de procura de aplicações, sem que o utilizador saiba exactamente o que está a procurar. Ou seja, é importante utilizar as estratégias de SEO também nessa área.

Isso significa ter uma boa descrição das funções da aplicação, para que possa atrair novos clientes. Da mesma forma, disponibilizar boas fotos do layout e ícones de destaque, como uma maneira de garantir a sua presença online.

Afinal, o que todas as empresas procuram é encontrar pessoas que estejam interessadas nos produtos ou serviços que disponibiliza, para efectuar mais vendas e, consequentemente, ter um melhor fluxo de caixa.

Avalie a funcionalidade da App
É essencial pensar na funcionalidade da sua aplicação. Da mesma forma que é muito acessível descarregar uma nova, também é igualmente fácil desinstalá-la.

Por isso, é essencial que a sua app ofereça aquilo que o seu cliente procura, mas também encontre uma maneira de fazer com que a aplicação ainda seja útil mesmo após a finalização de uma compra.

Para isso, o relacionamento que se forma com o seu possível cliente, mesmo antes da compra, deve ser garantido. Isso significa responder às principais dúvidas, assim como esclarecer pontos que podem ter ficado em aberto.

O grande desafio que algumas empresas devem considerar são as formas de manter a sua app relevante para os seus utilizadores.

Uma das formas de o garantir é através da criação de uma app que produza engajamento entre os usuários. Ou seja, aplicativos que contribuem directamente para questões da sua vida, tanto pessoal como profissional.

Pronto para investir?
Para avaliar os investimentos numa nova plataforma e seus mecanismos, é importante pensar através do marketing estratégico, para considerar que etapas são necessárias para colocar o seu plano em acção.

Por exemplo, é muito importante estabelecer que conteúdos vão ser produzidos para a aplicação, como também se haverá a necessidade de contratar uma empresa para isso, assim como quem irá manter a app sempre actualizada.

Essas são questões pontuais, mas fazem uma grande diferença para o sucesso da sua estratégia.

Avalie com toda a sua equipa a nova estratégia, coloque todos os principais pontos no papel e considere investir numa aplicação para garantir uma maior proximidade com os seus clientes!

Conteúdo produzido pela equipa de redacção da Ideal Marketing.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *