Sabia que 57% dos internautas dificilmente recomendam empresas cujo website seja mal visualizado em telemóveis? E que 40% partem para um website rival depois de uma má experiência com um website não responsivo? Hoje em dia mais de metade dos utilizadores acede à Internet através de um aparelho móvel, portanto, se o seu website não estiver optimizado para ser visualizado em aparelhos deste género, irá perder clientes.
Um website responsivo é aquele que é facilmente visualizado em todo o tipo de aparelhos (desde computadores com monitores extra-largos até telemóveis). A configuração responsiva evita que o visitante tenha de efectuar vários deslocamentos com o rato e ampliações de ecrã para visualizar os elementos do seu website, melhorando assim a experiência do utilizador (o que, por sua vez, aumenta o tempo de permanência no site e as conversões).
Boas práticas para um website responsivo:
– A versões mobile do seu website devem ser menos complexas do que a versão original, por isso deve incluir nestas apenas as secções e imagens absolutamente essenciais para a compreensão do conteúdo;
– Coloque as informações essenciais logo no topo (não obrigue os visitantes a deslocarem o ecrã até ao fundo da página para encontrarem os seus contactos, por exemplo);
– Deve optimizar o tamanho das imagens do seu website de forma a que os seus visitantes consigam visualizar as páginas rapidamente. Veja aqui alguns recursos gratuitos que pode utilizar;
– Se possuir uma loja online, dê prioridade às imagens dos produtos, colocando-as depois do menú de navegação, seguidas dos textos descritivos e preços. Use botões de compra grandes e que se distingam dos outros elementos;
– Se decidir usar pop-ups para pedir o registo de dados do seu visitante nas versões mobile do seu site (prática que desaconselhamos), certifique-se de que, pelo menos, existe um botão que permite fechar a janela do pop-up, e de que este é facilmente acessível, senão o seu visitante rapidamente abandonará o seu website;
– É também boa prática disponibilizar um botão que permita ao seu visitante escolher se quer visualizar o seu website usando a versão optimizada para aparelhos móveis ou não;
A equipa da Fidelizarte tem uma larga experiência em optimizar websites para visualização em aparelhos móveis. Se quiser que o seu site chegue a mais clientes, fale connosco aqui.
0 comentários