Dica de WebDesign #7 – Certifique-se de que o seu website é responsivo

By | 16 Abril, 2015

dica_webdesign_website_responsivo

 

Sabia que 57% dos internautas dificilmente recomendam empresas cujo website seja mal visualizado em telemóveis? E que 40% partem para um website rival depois de uma má experiência com um website não responsivo? Hoje em dia mais de metade dos utilizadores acede à Internet através de um aparelho móvel, portanto, se o seu website não estiver optimizado para ser visualizado em aparelhos deste género, irá perder clientes.

Um website responsivo é aquele que é facilmente visualizado em todo o tipo de aparelhos (desde computadores com monitores extra-largos até telemóveis). A configuração responsiva evita que o visitante tenha de efectuar vários deslocamentos com o rato e ampliações de ecrã para visualizar os elementos do seu website, melhorando assim a experiência do utilizador (o que, por sua vez, aumenta o tempo de permanência no site e as conversões).

Boas práticas para um website responsivo:

– A versões mobile do seu website devem ser menos complexas do que a versão original, por isso deve incluir nestas apenas as secções e imagens absolutamente essenciais para a compreensão do conteúdo;

– Coloque as informações essenciais logo no topo (não obrigue os visitantes a deslocarem o ecrã até ao fundo da página para encontrarem os seus contactos, por exemplo);

– Deve optimizar o tamanho das imagens do seu website de forma a que os seus visitantes consigam visualizar as páginas rapidamente. Veja aqui alguns recursos gratuitos que pode utilizar;

– Se possuir uma loja online, dê prioridade às imagens dos produtos, colocando-as depois do menú de navegação, seguidas dos textos descritivos e preços. Use botões de compra grandes e que se distingam dos outros elementos;

– Se decidir usar pop-ups para pedir o registo de dados do seu visitante nas versões mobile do seu site (prática que desaconselhamos), certifique-se de que, pelo menos, existe um botão que permite fechar a janela do pop-up, e de que este é facilmente acessível, senão o seu visitante rapidamente abandonará o seu website;

– É também boa prática disponibilizar um botão que permita ao seu visitante escolher se quer visualizar o seu website usando a versão optimizada para aparelhos móveis ou não;

   

A equipa da Fidelizarte tem uma larga experiência em optimizar websites para visualização em aparelhos móveis. Se quiser que o seu site chegue a mais clientes, fale connosco aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *