As microinterações são pequenos detalhes que tornam as interfaces mais agradáveis e fáceis de usar, desde botões que mudam de cor, animações e até mesmo recursos audiovisuais.
Podem parecer insignificantes, mas na verdade, têm um grande impacto na experiência do utilizador. Ajudam a tornar as interfaces mais intuitivas, agradáveis e até mesmo divertidas de usar para além de ajudar a obter um feedback imediato ao utilizador.

Para criar resultados eficazes, não se esqueça de ser subtil, estas devem ser discretas, consistentes e usadas com moderação.
É importante também que sejam personalizadas para a marca e identidade visual do produto ou serviço.
Este recurso é apenas um componente de uma boa experiência do utilizador, deve ser combinado com outras boas práticas de design, como a usabilidade e acessibilidade.

Um dos exemplos mais conhecidos de microinterações é o ícone de “like” do Facebook. Quando um utilizador clica neste botão, ele muda de cor e, em seguida, volta à cor original. Este simples feedback visual é uma microinteração que fornece feedback instantâneo ao utilizador, indicando que a ação foi concluída com sucesso.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *