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Os 5 tipos de Logos

Por Fidelizarte em 18 Maio, 201718 Maio, 2017

Criação de logos para empresas

Com certeza já percebeu que as marcas não são todas iguais. Isto é, nem todas utilizam só texto e nem todas utilizam apenas um símbolo nos seus logos. Assim, existem cinco tipos de logos a ter em conta, e cada um deles, comunica de forma diferente do outro:

Logotipo

O nome mais utilizado para nos referirmos à imagem de uma marca é, na verdade, apenas uma das opções quando se cria uma imagem gráfica. Logotipo é o nome que se dá quando se utiliza apenas lettering, ou seja, o nome da empresa, sem símbolos ou ícones associados. É a solução do logo Fidelizarte – simples e muito directa – que passa o ideal de pragmatismo e profissionalismo pelos quais somos conhecidos.

Logomarca

O tipo de identidade visual mais utilizada no mundo do Branding. É composta por um símbolo e pelo nome da empresa – uma solução completa e, por isso, eficaz. Um exemplo de logomarca é a Unilever, do grupo Jerónimo Martins.

Símbolo

É o ícone ou ilustração utilizada para representar ou lembrar a empresa, sem o nome da empresa. Normalmente, usam-se ilustrações estilizadas/simplificadas para não afectar a legibilidade. É uma solução que só faz sentido quando o reconhecimento da marca já é relevante. Veja-se o exemplo da Nike: a imagem actual não tem o nome da marca, o símbolo é suficiente.

Emblema

Para resolver os problemas de reconhecimento da marca, pela utilização exclusiva do símbolo, muitas empresas utilizam emblemas. Esta solução junta num só elemento o nome e o grafismo associado à marca, como é o caso do Starbucks.

Iniciais

Uma solução também bastante utilizada são as iniciais da empresa. Normalmente, faz sentido optar por esta solução quando o nome da sua empresa é muito extenso ou difícil de prenunciar. Quando bem construída pode também estar associada à ideia de prestígio. Veja o exemplo da Lúcia Piloto Cabeleireiros ou dos canais de televisão.

É importante perceber bem a forma como a empresa comunica, para que o grafismo se adeque ao máximo aos seus valores. Porém, tal como referimos no último post, existe uma regra transversal a todas estas soluções: simplicidade.
Fale connosco. Vamos trabalhar juntos na imagem da sua empresa e no seu logo!
 

Categorias: Marketing Digital
Etiquetas:brandinggraphicgraphic designgraphicdesignlogologo design

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