Os 5 tipos de Logos

By | 18 Maio, 2017

Com certeza já percebeu que as marcas não são todas iguais. Isto é, nem todas utilizam só texto e nem todas utilizam apenas um símbolo. Na verdade, existem cinco tipos de logos a ter em conta, e cada um deles, comunica de forma diferente do outro:

Logotipo
O nome mais utilizado para nos referirmos à imagem de uma marca é, na verdade, apenas uma das opções quando se cria uma imagem gráfica. Logotipo é o nome que se dá quando se utiliza apenas lettering, ou seja, o nome da empresa, sem símbolos ou ícones associados. É a solução do logo Fidelizarte – simples e muito directa – que passa o ideal de pragmatismo e profissionalismo pelos quais somos conhecidos.

Logomarca
O tipo de identidade visual mais utilizada no mundo do Branding. É composta por um símbolo e pelo nome da empresa – uma solução completa e, por isso, eficaz. Um exemplo de logomarca é a Unilever, do grupo Jerónimo Martins.

Símbolo
É o ícone ou ilustração utilizada para representar ou lembrar a empresa, sem o nome da empresa. Normalmente, usam-se ilustrações estilizadas/simplificadas para não afectar a legibilidade. É uma solução que só faz sentido quando o reconhecimento da marca já é relevante. Veja-se o exemplo da Nike: a imagem actual não tem o nome da marca, o símbolo é suficiente.

Emblema
Para resolver os problemas de reconhecimento da marca, pela utilização exclusiva do símbolo, muitas empresas utilizam emblemas. Esta solução junta num só elemento o nome e o grafismo associado à marca, como é o caso do Starbucks.

Iniciais
Uma solução também bastante utilizada são as iniciais da empresa. Normalmente, faz sentido optar por esta solução quando o nome da sua empresa é muito extenso ou difícil de prenunciar. Quando bem construída pode também estar associada à ideia de prestígio. Veja o exemplo da Lúcia Piloto Cabeleireiros ou dos canais de televisão.

É importante perceber bem a forma como a empresa comunica, para que o grafismo se adeqúe ao máximo aos seus valores. Porém, tal como referimos no último post, existe uma regra transversal a todas estas soluções: simplicidade.

Fale connosco. Vamos trabalhar juntos na imagem da sua empresa!

 

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