Quando usar o switch e a checkbox

Não é fácil descobrir quando usar um ou outro, isto porque são muito semelhantes tanto na forma como na função. Funções semelhantes, contextos diferentes Muitos designers pensam que não tem importância quando usas um ou outro, mas acredita que pode causar confusão. Estes controles de interface são destinados a contextos distintos. Os switches destinam-se a… Read More »

10 maneiras de combinar pensamento criativo com científico (parte 2 de 2)

Reflectiste sobre os primeiros cinco pontos? Hoje podes ler os seguintes. 6. Impõe restrições para incentivar a criatividade Por vezes, ter muitas opções e direcções não significa muitas ideias e… congelamos! Impor restrições dá alguma estrutura e até estimula a dinâmica. As restrições podem incluir, por exemplo o tempo, como prazos curtos. 7. Melhora o… Read More »

Será que a Realidade Virtual vai mesmo mudar o Marketing?

De facto, os profissionais desta área estão sempre à procura de novidades e de avanços tecnológicos. E que impacto terá a Realidade Virtual (VR) no Marketing? Graças ao interesse dos consumidores e dos novos desenvolvimentos, a tecnologia por trás da VR tornou-se mais económica, o que leva ao interesse das empresas. Porque é que a… Read More »

Tendências UX e UI de 2016

1. O “longo-scroll” ainda não acabou. Há uns anos atrás previa-se o fim do longo-scroll. No entanto, com a chegada dos smartphones, as pessoas parecem ter “aderido” ao scroll-down com facilidade. 2. Microinterações As microinterações são pequenas acções que são feitas sem muita reflexão. Use-as para envolver os users. 3. Flat e Design Material Híbrido… Read More »

10 maneiras de combinar pensamento criativo com científico (parte 1 de 2)

Quem nunca ficou preso a uma ideia ponha a mão no ar! Ficar preso numa rotina criativa pode ser extremamente frustrante. Existem momentos em que todos nós lutamos para criar soluções criativas para problemas ou para trazer ideias inovadoras. Há 10 maneiras, cientificamente apoiadas, de desbloquear o teu potencial criativo obtendo os resultados desejados: 1.… Read More »

Aprende a ler a mente dos teus clientes

Qual o dono de uma empresa que não gostaria de ler a mente dos seus ou potenciais clientes? A autora, Maria Ross, diz que há três maneiras de o fazer. Em primeiro lugar, identificar clientes ou clientes ideais. Se entraste agora no mundo dos negócios, encontra essas pessoas no teu círculo profissional, nada de amigos… Read More »

Porque é que o Footer é o novo mapa do site?

Há uns anos atrás, o footer raramente era considerado como um elemento importante de usabilidade. Um estudo mostra que muitos sites ainda usam este tipo de footer onde contém uma pequena linha de links administrativos e informações de copyright. Nos últimos anos, evoluiu para mini sitemap. Mini Sitemap Se tens um site grande, deves fazer… Read More »

Nostalgia: O ingrediente secreto para a nossa criatividade

A infância, as férias com os amigos e família, a escola, os programas de TV, tudo isto é nostálgico e a nostalgia faz-nos querer voltar atrás no tempo. Usada no Design, a nostalgia pode atrair o público num nível sentimental-emotivo, provocando emoções positivas, felicidade, confiança e optimismo, e por muito que o mundo evolua a… Read More »

A diferença entre Spinners e Progress Bars

Sabes quando usar o Spinner? O Spinner não serve para processos longos. Não te diz quanto tempo o processo vai demorar. A falta de feedback vai fazer com que os users pensem o pior, incentivando a desistir. Por vezes até se pode pensar que a aplicação foi abaixo. Existe uma regra que é a regra dos 4 segundos. Se queres que… Read More »