Quando falamos sobre SEO off page referimo-nos a um conjunto de estratégias criadas fora de uma página com o objectivo de demonstrar a sua relevância no mercado e melhorar o respectivo posicionamento em motores de pesquisa.

Para que se consiga alcançar um bom posicionamento ao nível de motores de busca (como o Google), é importante que se apresente conteúdo de qualidade: claro, bem estruturado e com valor acrescentado. Actualmente também é importante a criação de boas relações ao nível da web, isto é, um website despertará maior interesse junto do Google, se no seu conteúdo contiver ligações externas fiáveis e relevantes. Do mesmo modo, será interessante se o link da página for referenciado em outros sites (backlinks). Surge assim uma relação digital composta por uma rede de links, o Link Building.
No entanto, o sucesso da estratégia SEO off page não passa exclusivamente por isto, é igualmente importante quando um determinado site ou marca são mencionados.

Qual a importância do SEO off page?

Para uma melhor compreensão da existência desta relação ao nível da Web, é necessário compreender a suas essência: os links. A web surgiu da relação de ligações que permitem com que o utilizador navegue entre diversas páginas até alcançar a informação que lhe interessa. É assim que funciona o Google, através do rastreamento de sites: quando nos referimos à nossa página, este caminho pode e deverá ser trabalhada. Vejamos: quando o robô acede a uma página, há uma indexação de conteúdos, palavras-chave, links… Se se tratar de uma página que, para o Google, seja fiável e popular, todos os links referenciados na página serão interpretados com igual valor (link juice).
O Link Juice é um conceito de extrema importância na construção do Link Building, revelando-se quase como que uma recomendação entre páginas.
As estratégias de SEO off page são fundamentais para a criação de parcerias com outros sites de referência, pelo que é fundamental que se transmita um bom link juice quando o nosso site é referenciado em outras páginas. Por outro lado, sempre que a página fizer referência a outros sites de qualidade, estaremos a criar fontes de tráfego importantes.

Quais as diferenças entre SEO off page e SEO on page?

Falamos aqui de duas estratégias de optimização diferentes mas que deverão ser trabalhadas em conjunto, até porque os resultados podem ser incrementados.
No segundo caso, como o próprio nome indica, as estratégias são criadas no conteúdo da nossa página, por isso estarão totalmente sob o nosso controlo: da criação de conteúdo à optimização de palavras-chave, da criação de meta-tags à criação de links para páginas internas, entre muitos outros. O SEO on page facilitará a compreensão da nossa página pelo Googlebot, sendo um marco importante no rankeamento do Google. É neste momento que entra uma segunda estratégia, o SEO off page, que tem por base a primeira estratégia, o SEO on page.

Na próxima newsletter daremos continuidade a este tema, aprofundando questões como factores de rankeamento do SEO off page, e como pôr em prática esta estratégia.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *