No seguimento dos últimos artigos, em que temos vindo a explorar o tema do marketing de conteúdo, queremos trazer-te algumas dicas do que deves ter em conta ao criar conteúdo de interesse para as pessoas que te seguem.

#1 Conhece o teu público
Não consegues escrever conteúdo relevante se não conheceres os interesses das pessoas a que queres chegar. Para isso, uma boa prática é transformar o teu target numa persona. Como? Reunindo informação: faz uma pesquisa com base em perguntas de carácter comportamental a alguns dos teus clientes, identifica tendências do leque de informações que recolheste e cria a história dessa persona. Com isto, consegues a representação do teu cliente ideal com base em dados reais de padrões de comportamento, motivações e objectivos.

#2 Supera-te a cada dia
Escreve, reescreve, altera, acrescenta mas não lances um conteúdo medíocre. Haverá sempre alguém que sabe mais acerca de um tema mas o importante é dar o teu melhor em cada conteúdo criado e, acima de tudo, não copiar. O conteúdo original é bastante valorizado até mesmo pelos motores de pesquisa.

#3 Esquece as regras
Calma, não são todas! O que queremos dizer é que deves inovar em vez de seguires o padrão que está estabelecido e que toda a gente segue. Sê criativo. Experimenta novas abordagens e novos pontos de vista sobre um tema – sempre com argumentos firmes para tal. Pode até vir a ser uma publicação contraditória, mas uma boa discussão é sempre positiva para o conhecimento.

#4 Organiza as ideias
Criar conteúdo não é fácil, muito menos, conteúdo relevante. Quando se tem novas ideias, principalmente se fores criativo, é normal o nosso cérebro tornar-se um tornado de informações. No entanto, é importante que as organizes para facilitar o processo de desenvolvimento do conteúdo. Em primeiro lugar, sempre que tens uma ideia nova, anota-a no caderno, mesmo que não te pareça promissora. Depois, quando decidires partilhar um artigo/post, coloca-te no lugar do teu persona e pensa se o conteúdo será interessante para ele.

#5 Informa o teu target
Transmitir informações relevantes, é um dos principais objectivos da partilha de conteúdo. Com isto, além de o “educares”, transmites-lhe a necessidade de mudança (que pode perfeitamente passar pelos produtos/serviços da tua marca). Neste exercício, é interessante partilhares exemplos práticos, números e dados estatísticos. Assim, introduzes veracidade ao assunto, despertas a curiosidade do público, tornas o conteúdo mais leve e fácil de memorizar e, consequentemente, crias um maior engagement com a persona.

#6 Usa e abusa do visual
A diferença entre a atenção dada a textos com e sem imagens, é astronómica. Espera-se mesmo que, até 2020, 82% do tráfego web esteja concentrado nos vídeos. É, realmente, uma forma de comunicar que não exige muito esforço nem tempo para compreender o que está a ser partilhado, o que torna o conteúdo mais facilmente memorizável, mais leve e lúdico. Experimenta criar conteúdo com suporte de vídeos e/ou infografias. Vais verificar um aumento gradual, no sucesso da tua estratégia.


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